Fornos para Alumínio

Forno tipo torre

Os fornos tipo torre da Master Fiber apresentam muitos Benefícios:

Carregamento Automático

Alta eficiência energética, com baixo consumo de combustível

Baixa perda metálica por de oxidação (o menor índice dos fornos fusórios)

Alto rendimento com o aproveitamento da energia contida nos gases de combustão, provenientes das câmaras de manutenção e fusão

Baixa temperatura da face externa

Características

Os fornos tipo Torre da MASTER FIBER são constituídos de uma torre de alimentação acoplada ao corpo do forno. A alimentação do material sólido (matéria prima), destinado à fusão, é feita pelo topo da torre com um “carrinho ” de carga (Skip), que é elevado por um elevador hidráulico e bascula quando atinge o topo, com a tampa superior sendo aberta em conjunto.

A carga é pré-aquecida na torre e com a evolução do processo atinge a câmara de fusão, onde termina o processo de fusão e segue já derretida para a bacia de manutenção, onde o material permanecerá na temperatura ajustada de processo. Na área de fusão é utilizado queimador(es) de alta velocidade enquanto que na área de manutenção utilizamos queimador(es) de chama plana. A quantidade e potência instalada depende da capacidade de cada equipamento.

Estrutura

As estruturas da torre, bem como do corpo do forno, são construídas em aço carbono, devidamente reforçados para suportar altas temperaturas dos processos produtivos.

Revestimento/ Tampas

O revestimento refratário/isolante é constituído de materiais de alta tecnologia, visando diminuir o desgaste, aumentar a resistência ao impacto, diminuir a aderência de metal liquido às paredes e ainda proporcionar um excelente isolamento térmico.

O forno torre possui no mínimo três tampas, sendo a superior para o carregamento do forno, no topo da torre. Outra porta localizada no frontal da câmara de manutenção e outra ainda, localizada na lateral da torre para inspeção e limpeza.

Sistema de descarga do alumínio liquido

Basicamente os fornos tipo torre são disponíveis em dois modelos: –

Fornos Basculante – Neste caso, o(s) cilindro(s) e  uma unidade hidráulica atuado por uma  alavanca fixa, faz o  basculamento do forno, que fica apoiado em mancais e  proporcionam  o vazamento do metal  liquido, por uma bica que fica sempre à mesma altura durante a drenagem  do material .

Forno Fixo, com utilização de Tampão – Menos usual que o basculante, é composto por sistema de tamponamento com atuação hidráulica.  Todo o material que tem contato com o Al liquido é composto de materiais cerâmicos com porosidade quase zero. 

Forno Fixo, com utilização de calhas comunicantes – Também menos usual que o basculante, é composto por uma calha de saída de metal, que é interligada a um conjunto de calhas e fornos de espera. O material liquido flui como vasos comunicantes. 

Controle e Comando Operacional

Todo o controle e controle operacional do forno é feito através de um painel elétrico acoplado   a um CLP e Monitor que controlam as temperaturas das câmaras de fusão, de manutenção (banho), e dos gases de saída. Além deste controle, que atua diretamente na combustão do forno e da potência dissipada, o sistema permite e intertrava todos os movimentos do forno, mantendo-o seguro em todas as fases do processo.

Modelos Padronizados

Modelo

Forno Torre 0,5/2000

Forno Torre 0,75/2000

Forno Torre 1,0/2000

Forno Torre 1,5/3000

Forno Torre 2,0/4000

Forno Torre 2,0/10000

Forno Torre 4,0/15000

CAP de FUSÃO (KG de al./h)

500 kg/h

750 kg/h

1.000 kg/h

1.500 kg/h

2.000 kg/h

2.000 kg/h

4.000 kg/h

CAP de Manutenção (KG de al.)

2.000 kg

2.000 kg

2.000 kg

3.000 kg

4.000 kg

10.000 kg

15.000 kg

Apesar das capacidades padronizadas apresentadas acima, outros tamanhos podem ser fabricados.

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES?

+55 (11) 2764.2828

Fechar Menu